Notícias

Saiba o que são os passaportes de vacina para Covid-19

Postado em 26/04/2021

Comprovante de vacinação para viagem não é nenhuma novidade no mundo. Há muito tempo estados e países exigem determinadas vacinas para permitir a entrada de visitantes e turistas. A expectativa é que esta mesma verificação seja exigida para os vacinados contra a Covid-19.

Este assunto ganhou grande atenção depois que 27 países da União Europeia aprovaram uma proposta de criação do passaporte de vacinação. Este documento provará que o cidadão já foi imunizado contra a Covid-19 ou se testou negativo para a doença recentemente.

Esta ideia já vem sendo estudada há algum tempo em diversos países, mas ainda enfrenta resistência de diversas autoridades mundiais. Entre os debates estão questões básicas como a padronização do documento até questões éticas.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde lançou a Carteira Nacional Digital de Vacinação, que permite o acompanhamento das informações sobre doses aplicadas contra a Covid-19 e emissão do certificado de vacinação. A ferramenta está disponível no aplicativo Conecte SUS e a ideia é que, no futuro, estas informações possam ser utilizadas no passaporte sanitário de covid-19, cuja criação está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

A Organização Mundial da Saúde não apoia a adoção do passaporte de vacinação enquanto não houver equidade no acesso aos imunizantes contra o coronavírus. Além disso, ainda não há certeza se a vacinação previne a transmissão do vírus.

A IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português) lançou o IATA Travel Pass, uma ferramenta que armazena informações sobre o teste ou vacina da Covid-19, que permite ver se o passageiro atende aos requisitos de saúde para sua viagem. Algumas companhias já aderiram ao uso da ferramenta. Por ora, o uso é opcional.

Apesar de todas as questões a serem respondidas, este conceito de passaporte de vacinação deve ser implementado mais cedo ou mais tarde, à medida que a imunização aumente em todo o mundo. É possível ainda que este mesmo tipo de comprovação de vacina seja usado não apenas em viagens, mas para ir a shows, frequentar determinados lugares e até mesmo para trabalhar.

 

Tristar Turismo está preparada para buscar e oferecer soluções eficientes e personalizadas.

Saiba mais sobre os serviços da Tristar

Acesse nossas páginas nas redes sociais: LinkedIn – Facebook – Instagram

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

Voltar