Notícias

Regras de etiqueta profissional para viagens corporativas

Postado em 13/03/2019

Ensine sua equipe a se portar corretamente em outros países, durante viagens corporativas

Cada vez mais frequentes, as viagens corporativas acabam envolvendo uma grande parcela da equipe de uma empresa, para a participação em congressos, reuniões importantes, visitas técnicas e outros eventos.

Pensando na frequência das viagens corporativas, toda a equipe que ultrapassar as fronteiras regionais e nacionais, deve seguir algumas normas e regras de etiquetas profissionais, que garantirão uma viagem segura, tranquila e livre de imprevistos.

Antes de mais nada, vale lembrar que o gestor da empresa é o principal responsável pelo treinamento de todo o seu quadro de funcionários, a fim de passar a eles todas as informações relevantes que devem ser aplicadas durante as viagens corporativas. Confira algumas dicas e livre sua equipe de situações indesejadas:

Vestuário: Assim como na própria empresa, tome cuidado com as roupas que vai usar durante as viagens. É importante lembrar que cada país tem uma cultura e costume diferente e eles podem simplesmente não condizer com os seus, que são mais tranquilos e liberais. Além disso, a sua vestimenta irá remeter à imagem da sua empresa e, se não for adequada, todos podem sair prejudicados profissionalmente.

Comportamento: O comportamento durante viagens profissionais é muito importante. Conheça não somente a sua equipe e supervisores, mas tenha em mente que estará lidando com pessoas de outros países e regiões, que podem ter uma cultura diferente da sua. Portanto, observe bem a personalidade de cada um e seja educado em cada palavra. Além disso, demonstre conhecimento sobre a sua área e deixe claro qual o seu objetivo naquela viagem, que é inteiramente profissional.

Seja ético: A ética está presente em nosso dia a dia, em cada ação, ainda que involuntária. Porém, mesmo em outros países, podem surgir situações que desafiem a sua integridade e moral. Basicamente, anote todos os gastos e guarde as notas fiscais que tiver, a fim de solicitar o reembolso à empresa, evite fofocas e conversas fiadas, atente-se a pessoas de má índole e mantenha-se a distância, para que não seja envolvido em nenhuma situação errada e constrangedora, etc. É muito importante manter a ética e a honestidade, para que ganhe a confiança e o respeito de todos, inclusive dos seus chefes e supervisores.

Não dê vexames: Evite beber e dar vexames em público. Você pode se divertir com sua equipe no fim do dia e aproveitar os pontos turísticos da cidade, quando houver um tempinho sobrando, mas lembre-se qual o verdadeiro intuito da viagem. Além disso, o consumo de álcool em certos lugares, como em países do oriente médio, por exemplo, é proibido e, se houver desacato às autoridades por parte dos turistas, é bem provável que alguns problemas graves sejam enfrentados.

Relacionamento com desconhecidos: É preciso ter cuidado ao se relacionar com pessoas desconhecidas. Procure andar sempre acompanhado de outros integrantes da equipe, ainda que seja para ir à esquina do hotel, tomar um lanche ou conhecer determinados pontos turísticos. No caso das mulheres, evite conversar com pessoas estranhas e esteja sempre acompanhada, para evitar situações difíceis e de risco, como assédio moral e físico ou coisas piores.

Para te ajudar com todas essas informações, a Tristar Turismo, agência especializada na gestão e assessoria de viagens corporativas, dá excelentes dicas de como sua equipe deve se portar em diferentes países e também cuida de toda a parte burocrática do planejamento da viagem em questão, a fim de deixar os gestores e a empresa menos atarefada. Entre em contato conosco.

A Tristar Turismo está preparada para buscar e oferecer soluções eficientes e personalizadas.

Saiba mais sobre os serviços de Viagem Corporativa

Acesse Nossa Página no Facebook
Conheça também nosso site
Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

 

 

Voltar