Notícias

Fique atento! Malas de mão em excesso podem ser barradas em voos domésticos

Postado em 10/04/2019

Evite ser barrado no aeroporto por carregar malas de mão em excesso antes de voos domésticos

Os passageiros que estão planejando viagens domésticas devem ficar ainda mais atentos às suas bagagens. Isto porque, desde que foi aprovada a cobrança de despacho de bagagens para esse tipo de voo, as companhias aéreas estão se atentando ainda mais na quantidade de malas de mão e o que vai em cada uma delas.

A Abear, associação que defende os interesses das principais empresas de aviação comercial no Brasil, começou a fiscalizar as malas de mão de todos os passageiros, antes do embarque em voos domésticos. O excesso de malas e o que é levado em cada uma é avaliado entes do monitoramento através do raio-X.

Em abril, os aeroportos estão informando aos passageiros as medidas que as bagagens de mão devem ter. Porém, a partir de maio, todas as malas fora desse padrão deverão ser despachadas nos balcões de check-in de cada companhia aérea. Além disso, esse despache pode estar sujeito a cobranças, segundo o tipo de franquia contratada para a viagem.

No Brasil, 15 aeroportos participam dessa iniciativa, sendo divididos em três grupos, com início entre os dias 10 e 24 de abril. Confia abaixo a lista com esses aeroportos e fique atento a essa nova regra, para que não tenha surpresas durante a sua viagem doméstica:

10 de abril: Aeroporto de Brasília; Aeroporto de Curitiba, Aeroporto de Campinas-SP e Aeroporto de Natal.
*Período de orientação ao passageiro: até 24 de abril
*Início da triagem: 25 de abril

17 de abril: Aeroporto de Confins (BH), Aeroporto de Fortaleza, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Salvador e Aeroporto de Belém.
*Período de orientação ao passageiro: até 1º de maio
*Início da triagem: 2 de maio

24 de abril: Aeroporto de Goiânia, Aeroporto de Porto Alegre, Aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP), Aeroportos Galeão e Santos Dumont (RJ)
*Período de orientação ao passageiro: até 12 de maio
*Início da triagem: 13 de maio

Veja abaixo uma imagem divulgada pela Abear, que orienta os passageiros referente as medidas permitidas para bagagens de mão:

Voltar