Notícias

Agência de viagem corporativa: a diferença entre diária de viagem e ajuda de custo

Postado em 19/01/2018

Se você não sabe a diferença entre elas, a sua agência de viagem corporativa pode ajudar você a definir o que é melhor para a sua empresa

Agência de Viagem Corporativa

Agência de Viagem Corporativa

Viagens de negócios são ocasiões em que se lida com uma série de planejamentos, entre eles o de hospedagem. Noites bem dormidas e descansadas são verdadeiras aliadas dos colaboradores para que o dia seguinte seja produtivo e com o desempenho profissional desejado. No entanto, neste ponto existe uma dúvida quanto a diferenciação entre diária de viagem e ajuda de custo.

Se você também não sabe a resposta, sua agência de viagem corporativa pode ajudar a sua empresa a escolher o melhor caminho. Mesmo assim, não custa saber a diferença:

DIÁRIA DE VIAGEM: basicamente, a diária de viagem é paga para cobrir despesas do profissional em viagem representando a empresa, incluídos aí gastos com alimentação, hospedagem e transporte. Neste modelo, não há obrigatoriedade de comprovação das despesas, mas há que se respeitar as regras e limites da política de viagens para não onerar exageradamente a folha de pagamento.

Fica caracterizado o reembolso e não a contraprestação e, por isso, é preciso atentar também para a CLT no que diz respeito a incorporação de valores ao salário do colaborador. Se o valor reembolsado ultrapassar 50% do salário, deve ser integrado à sua remuneração mensal;

AJUDA DE CUSTO: diferentemente da diária de viagem, a ajuda de custo não tem caráter salarial, valendo como verbas indenizatória utilizada para casos de transferência e mudanças de domicílio ou acompanhamento de clientes em eventos corporativos, por exemplo.

Ela pode ser paga uma única vez ou esporadicamente, mas uma vez ocorrendo com frequência, pode ser incorporada ao salário do colaborador.

Se persistirem dúvidas, discuta com sua agência de viagem corporativa a melhor saída para a sua empresa. De uma forma geral, é preciso atentar para não haver reclamações, nem implicações baseadas na legislação vigente. Desta forma, o departamento de recursos humanos da sua empresa poderá classificar da maneira correta, seja como diária de viagem ou ajuda de custo.

A Tristar Turismo é uma agência de viagem corporativa focada em auxiliar a sua empresa na elaboração e correta execução da política de viagens.

A Tristar Turismo está preparada para buscar e oferecer soluções eficientes e personalizadas.

Saiba mais sobre os serviços de Viagem Corporativa

Acesse Nossa Página no Facebook facebook.com/TristarTurismo/

Conheça também nosso site tristaroperadora.com.br/

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

 
Voltar